Novos talentos 2014 - Agricultura sustentável

sobre

NOVOS TALENTOS,
AGRICULTURA SUSTENTAVEL

Aproximar jovens universitários das oportunidades acadêmicas, científicas, profissionais e de empreendedorismo embutidas no desafio de aumentar a produção de alimentos em escala planetária e, ao mesmo tempo, intensificar a sustentabilidade dos sistemas produtivos. Este é o objetivo principal do “Prêmio Novos Talentos para a Agricultura Sustentável”. No total, a competição vai distribuir aos jovens vencedores prêmios no valor de 55 mil reais, que visam apoiar a formação de Start Ups a partir das idéias selecionadas.

O prêmio foi criado diante do cenário global que projeta uma crise de oferta de alimentos no horizonte das próximas décadas. É neste contexto que o órgão das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) apela ao Brasil para entregar 40% da demanda suplementar de alimentos ao mercado mundial, um esforço que deve representar um total de mais 100 milhões de toneladas, em vinte anos.

E, como produzir mais alimentos, tendo que ao mesmo tempo intensificar a sustentabilidade e reduzir o consumo de recursos escassos? “É para este desafio histórico que o “Prêmio Novos Talentos” está convocando os jovens de todas as áreas do conhecimento, voltadas para a tecnologia, que nem sempre convivem com as questões da agricultura”, comenta o professor Evaldo Vilela, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG.

De acordo com Vilela, Coordenador do projeto, “é muito possível que um estudante da área da robótica, da mecatrônica ou de outras engenharias já tenha uma idéia capaz de minimizar o custo e de racionalizar o uso da água na irrigação". Além das Ciências Agrárias, são consideradas aqui também áreas como a Biologia, a Informática, a Economia, o Design e Administração, já que o setor exige urgentes soluções nas áreas de gestão e de planejamento.